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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Plano de Aula - Ciências

Projeto Ensino Fundamental II

Corrida diferente

Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Máquinas Simples e Compostas
Objetivos Construir carros com sucata.
Conhecer o funcionamento de brinquedos motorizados.

Conteúdos
Máquinas simples.
Noções de eletricidade.
Introdução à robótica.

Anos
8º e 9º.

Tempo estimado Dez aulas.

Material necessário
Chave de fenda, alicate, pistola de cola quente e sucata, de acordo com o carro a ser construído.

Desenvolvimento 1ª ETAPA Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e explique o objetivo do projeto: construir carros capazes de se deslocar sozinhos para fazer uma corrida. Tendo em mãos os brinquedos e materiais que vão dar origem aos carrinhos, oriente a turma a observar como as peças são utilizadas. Explique que, para fazer o carro andar, é preciso desenvolver meios para a propulsão e para manter o movimento.

2ª ETAPA Aborde a questão da manutenção do movimento apresentando alguns tipos de máquinas simples: alavancas, polias, engrenagens, roda e eixo, plano inclinado, cunha e rosca helicoidal. Mostre que elas possibilitam reduzir, aumentar e alterar a direção da força. Peça que eles procurem as máquinas simples utilizadas nos equipamentos que trouxeram - sistemas com engrenagens e polias podem servir para a construção dos carros. Dê exemplos de como elas aparecem na robótica: um braço mecânico utiliza alavancas, uma esteira automatizada usa engrenagens etc.

3ª ETAPA Como pôr o carro em movimento? Mostre que todas as formas de impulsionar o carro precisam de algum tipo de energia: elástica (bexiga cheia ou mola de ratoeira) ou química (pilhas e baterias), por exemplo. Explique ainda as transformações de energia envolvidas em cada processo.

4ª ETAPA Hora de materializar o projeto. Em uma tabela, os alunos devem registrar os materiais necessários, identificando quais eles já possuem na sucata e quais precisam providenciar, as etapas da construção, os sistemas de propulsão e as máquinas simples que pretendem usar. Depois disso, a montagem pode começar.

Produto final Corrida com carros.

Avaliação
Peça que os alunos registrem os problemas da construção e as alterações com que resolveram as dificuldades. Proponha, ainda, uma avaliação coletiva dos carros, observando como a garotada se apropria dos conceitos de sistemas de propulsão e máquinas simples.
Consultoria: Cristian Annunciato
Pesquisador da Sangari Brasil.

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