Encontre aqui

Pages

sábado, 29 de janeiro de 2011

Legolas

Legolas Greenleaf, dentro do universo de fantasia criado pelo escritor J.R.R. Tolkien, foi um elfo Sindar, filho de Thranduil, rei da Floresta das Trevas. Em 3019 da Terceira Era, Legolas foi a Rivendell como mensageiro dos elfos de sua terra. Lá participou do Conselho de Elrond, onde se juntou à Sociedade do Anel representando toda a raça élfica, sua amizade com Gimli e Aragorn é grande . No filme de Peter Jackson o personagem foi representado por Orlando Bloom.

O personagem

Literatura

Legolas é filho (aparentemente único) de Thranduil, rei do norte da Floresta das Trevas. Apesar de seu pai ter aparecido ativamente no final do livro O Hobbit (chamado apenas de Rei-Élfico) Legolas teve sua primeira aparição no livro A Sociedade do Anel durante o Conselho de Elrond. Ele foi o representante do povo élfico na Sociedade do Anel que levou o anel ao sul. Quando a Sociedade do Anel partiu de Lothlórien, o presente que Legolas recebeu foi um arco longo dos Galadhrim, junto com outros presentes que Galadriel e Celeborn deram a ele e aos outros da Sociedade, como capas Élficas e lembas.
Legolas acompanhou a Sociedade até o combate do Amon Hen, onde depois seguiu Aragorn e Gimli em sua jornada por Rohan.
Legolas mais tarde recebeu um aviso de Galadriel (por meio de Gandalf, que retornara da morte):
"Legolas Verdefolha, o bosque é teu lar!
Alegre viveste. Cuidado com o Mar!
Se na praia gaivotas gritarem por ti,
Descanso jamais acharás por aqui."
Junto com os Cavaleiros de Rohan e ao lado de Gimli e Aragorn, Legolas lutou na Batalha do Abismo de Helm, a grande fortaleza de Rohan.
Os três caminharam através da Senda dos Mortos para tomar os navios dos Corsários em Pelagir e então embarcarem para a Batalha dos Campos de Pelennor.
Após a 2ª Guerra do Anel, Legolas viajou pela Terra-Média com Gimli para que ambos pudessem cumprir suas promessas: viajaram às Cavernas Brilhantes e à Floresta de Fangorn.


Adaptações

Na trilogia dirigida por Peter Jackson Legolas foi interpretado pelo ator Orlando Bloom. O Legolas dos filmes tem uma personalidade ligeiramente diferente do Legolas dos livros. Nos filmes Legolas é um guerreiro nato, sempre alerta e sempre pronto para a ação. É capaz de enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo e tem sempre alguma cena "impressionante" de ação, seja saltando em cima de um cavalo em movimento ou deslizando em cima de um escudo. Cenas que chamaram bastante a atenção nos filmes, mas que de acordo com a mitologia nordica a respeito dos elfos seria plenamente possivel, pois elfos tem um equilibrio muito superior ao dos humanos. No livro, inclusive, há uma passagem que mostra que para a Sociedade do Anel chegar as terras de Lothlorien eles tem que cruzar um rio. O problema é que os elfos cruzavam esse rio amarrando uma corda em cada extremidade e correndo por ela.
Outras caracteristicas elficas descritas ainda nos livros diz respeito a visão e audição muito mais aguçada que os elfos possuem (vendo perfeitamente coisas há distancias enormes), assim como uma pontaria infalível (no livro, essa pontaria é tão boa que a dos hobbits), a capacidade de andar sem fazer barulho ou deixar pegadas, leveza (a ponto de andar sobre a neve) e um equilibrio invejável.

Gimli

Os Anões são tradicionais rivais dos elfos na Terra-média, e uma raça não tem muito apreço pela outra por causa de alguns incidentes no passado (talvez o Saque de Doriath feito pelos anões tenha sido o maior deles), mas a relação entre Legolas e o anão Gimli parece não ligar muito para isso. Inicialmente na sociedade eles discordavam um do outro, mas logo o companheirismo em batalha os transformou em grandes amigos. Mesmo depois do fim da Guerra do Anel continuram algumas aventuras juntos, e é dito que Legolas tenha construido um barco e navegado com Gimli para Valinor.

Características

Idade

A idade de Legolas é um objeto de bastante especulação. Não há nos livros nenhuma fonte específicando corretamente a sua idade, portanto só podemos fazer suposições. Legolas com certeza tem bem mais de 500 anos, pois foi dito num momento do livro que 500 anos seriam pouco na vida de um elfo como ele. Legolas deve ter nascido entre o meio da Segunda Era e o inicio da Terceira.
Dentre as idades atribuidas ao elfo, a maioria gira em torno de 2.000 anos.

Aparência

Também nunca foi específicamente descrito nos livros que Legolas tem cabelos loiros, mas seu pai Thranduil tem cabelos dourados. Os sindar, de modo geral, tem cabelos claros. No livro, o autor menciona o fato do elfo ser muito belo. Na adaptação de Peter Jackson, o Legolas interpretado por Orlando tem cabelos lisos e claros.

Curiosidades

  • No livro, Tolkien não cita a cor dos cabelos de Legolas, já na trilogia cinematográfica o príncipe elfo aparece de longos cabelos loiros
  • Estima-se que Legolas seja 400 anos mais novo do que Arwen
  • O ator Orlando Bloom havia feito um teste para interpretar Faramir, mas Peter Jackson o achou mais apropriado para interpretar o príncipe elfo
  • Para fazer O Senhor dos Anéis, Bloom teve que aprender arquearia, equitação e ao mesmo tempo treinou luta com espadas.
  • Legolas aparece no jogo de RPG, Tibia, como elfo, chamado Legola, responsável por vender magias aos paladinos na cidade de Carlin. Não deve ser apenas coincidência ao Legolas que vimos em Senhor dos Anéis, que por acaso também é um elfo arqueiro.
  • Bloom, em uma entrevista, conta como foi sua preparação para interpretar o personagem:
"Eu comecei com arquearia, andei em mais ou menos 20 cavalos diferentes, tinha um treinamento físico na academia e tive que aprender formas Élficas de falar e lutar. As lutas deles eram baseadas nas dos ancestrais europeus e nas artes marciais asiáticas, então eu tinha um treinador que me ensinou a usar espadas. Eu também treinei muito meus movimentos, porque os movimentos são meu caminho para o personagem."
  • Orlando e os outros atores que integraram a Sociedade do Anel, tatuaram em seus braços um nove élfico representando a "Sociedade do Anel"; apenas o ator John Rhys-Davies (que interpretou o anão Gimli na trilogia) não fez essa tatuagem, por causa de sua religião;

 

 


0 comentários:

Postar um comentário