Encontre aqui

Pages

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Curiosidade: Mãos, esmaltes e a história

Mãos bem cuidadas são sinônimos de bom gosto e elegância, isso você já ouviu falar por aí aos montes certo? O esmalte realça o formato das unhas e arremata toda a produção, correto? Como tal, mantê-las cuidadas é sinônimo de elegância, tanto para as mulheres quanto para os homens. O cuidado com  as mãos e unhas e o aparecimento dos esmaltes entram nesse assunto como os responsáveis pela nossa aparência. O hábito de cuidar das unhas e o uso dos esmaltes é muito mais antigo do que se pode imaginar. Daí começa nossa história....
Entre os anos 3500 e 3100 antes de Cristo, as egípcias já tingiam as unhas. Elas gostavam de unhas pretas ( Acho que temos um "q" egípicio até hoje hahaha ), depois aderiram aos tons mais claros, como o marrom; tudo conseguido graças ao uso da henna. Mais tarde, o Império Romano também ditou sua moda, valorizando o polimento das unhas feito geralmente com materiais abrasivos. A China também tinha seus padrões. Para eles, a unha comprida era símbolo de nobreza.
Os primeiros esmaltes eram feitos com laca, um derivado de goma e resina, dissolvidas em óleo. O problema é que demorava muito para secar e, mesmo depois disso, ainda absorvia poeira e saía das unhas com facilidade. Aff que tristeza :O
Lá pelos idos de 1800, as unhas eram usadas bem curtas e moldadas à lima; à vezes, ganhavam um tratamento extra: eram besuntadas com óleo vermelho perfumado e polidas com um pedaço de couro macio. Trinta anos depois, aparecia o primeiro instrumento de manicure usado para empurrar as cutículas que antes era removida com ingredientes ácidos e tesouras (Consegue imaginar?).
No ano de 1892 surgiram os primeiros salões de manicure. Os esmaltes nem de longe se pareciam com o que temos hoje. Por volta de 1900, o esmalte já era aplicado com pincel feito de pêlo de camelo e não durava mais do que um dia na unha (hahaha as esmaltólatras nem de longe iam gostar disso!). Passados 17 anos, surgia no mercado o primeiro kit de unha, que tinha um removedor de cutícula, um polidor, um esmalte, uma caneta branqueadora de unha e uma lixa (Uffa até que enfim!). No ano de 1920, a indústria automotiva entra no esquema e desenvolve o esmalte para carros. Ainda não era nossa vez! :/


Mas, em 1925 chega ao mercado o primeiro esmalte para unhas – transparente e em tom rosado - Por isso somos lokasssss por rosa, ao menos isso deve explicar ne? . A moda era aplicá-lo no meio das unhas, ou seja a meia-lua e a ponta das unhas ficavam nuas - Imaginem isso que cômico? =D. Algum tempo depois, o esmalte passou a ser aplicado nas pontas das unhas também, mas não junto à raiz. E tem mais, na época, mulheres de boa reputação não usavam esmaltes de cores fortes.
Foram as divas de Hollywood que popularizaram o uso de esmaltes principalmente os eternos vermelhos. Não é a toa que elas ditam moda até hoje!


No ano de 1932, os irmãos Revlon lançam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos que podia ser aplicado na unha toda. Nascia a famosa marca Revlon.
Nos anos 70 surgem os esmaltes sintéticas e, a partir daí, a indústria cosmética desenvolveu-se muito e atualmente encontra-se uma infinidade de esmaltes de todas as cores e todos são permitidos para todas, não importante a idade ou a reputação. E viva os tempos modernos!!! Gracias =)
No entanto, apesar de tanta modernidade, é preciso não perder o foco das coisas. Na hora de escolher a cor do esmalte, fique atenta á sua personalidade, seja fiel ao seu estilo para não fazer feio.

Relembrando.... atualmente existem no mercado vários tipos de esmalte. O cremoso é encontrado principalmente em tons escuros, como o vermelho. Proporciona cobertura densa às unhas, é ótimo para disfarçar imperfeições; geralmente dura menos e é mais difícil de ser aplicado. Os transparentes têm textura mais fina e por isso são mais fáceis de serem aplicados; geralmente são encontrados em tons claros e é ideal para o dia-a-dia porque duram mais e combinam com tudo. Os cintilantes podem ser usados sozinhos, por cima dos cremosos para realçar a cor ou por baixo deles para acentuar o brilho. Tem ainda os esmaltes extra-brilho, perolados, nakarados, glitter, bases e enfim cada vez mais essa  indústria cresce para satisfazer o gosto feminino. E masculino também!


Hoje não só usamos e abusamos dos esmaltes como viramos maníacas por eles. Então use e abuse das cores, elas indicam seu estado de espírito, além de realçar a beleza de suas mãos, elevam a auto-estima e dizem muito sobre o que você é e esta sentindo no momento, além de revelar a beleza de suas mãos!

0 comentários:

Postar um comentário