Encontre aqui

Pages

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Retrato de um Artista como um Amante

20.09.10 11:22
 

Por: Guilherme Ashara 

 

Pergunta: Como um artista, posso colocar meus sentimentos de amor e alegria no meu trabalho. Porque não posso expressar os mesmos sentimentos para com os companheiros humanos?
Osho: “É fácil ser um escultor porque você está trabalhando com objetos sem vida. Você pode criar lindas estátuas, mas essas estátuas estão mortas. Você não pode relacionar-se com elas, você está vivo. Não nenhum diálogo possível entre a vida e a morte.
Você pode apreciar; você pode desfrutar, é sua criação. Você pode se sentir realizado – tudo que você quiser, você pode conseguir. Mas lembre-se de uma coisa: não há ninguém do outro lado. Você está só.
Devido a essa situação, existem pessoas que amam seus cães, que podem amar seus jardins, que podem amar seus carros, que podem amar qualquer coisa no mundo exceto humanos. Porque com o homem significa que você não está só, o outro está presente. È um dialogo. Com uma estátua é um monólogo. A estátua não vai dizer coisa alguma, não vai lhe criticar, não vai lhe possuir. Você possui a estátua, você pode vendê-la no mercado. Mas isso você não pode fazer com um ser humano. Esse é o problema.”
Quando você começa a se relacionar com seres humanos, você tem que levar em consideração que eles não são coisas, eles são consciências. Você não pode dominá-los… embora quase todo mundo esteja tentando fazer isso, e estragando toda a vida deles. No momento em que você tenta dominar um ser humano, você estará criando um inimigo, porque esse ser humano também quer dominar. Você pode chamar isso de amor, pode chamar de amizade, mas por trás das cortinas da amizade e do amor e da irmandade há um profundo desejo por poder. Você quer dominar; você não quer ser dominado.
Com seres humanos, você estará em constante conflito. Quanto mais perto você estiver, mais o conflito irá lhe atingir. Existem milhares de pessoas que foram tão magoadas pelas relações humanas que abandonaram todo amor humano, toda amizade. Eles se voltaram para as coisas. É mais fácil: a outra parte está sempre desejando, o que quer que você queira fazer.
Você é um artista, você esculpe. Mas você alguma vez já pensou sobre o que você está fazendo? Você está cortando pedaços do mármore – isso você não pode fazer com um ser humano, mas as pessoas estão fazendo isso também com os seres humanos. Os pais estão cortando as asas de seus filhos, sua liberdade, sua individualidade. Os amantes estão cortando um ao outro continuamente.
Estar apaixonado por um ser humano não é uma coisa fácil. Um caso de amor é a coisa mais difícil do mundo pelo simples motivo que duas consciências, dois seres vivos, não podem tolerar nenhum tipo de escravidão.
Quando os pais dizem para seus filhos, “Não façam isso!”, até mesmo a menor criança se sente ferida, humilhada, insultada. E ela vai fazer isso se tiver alguma coragem.
Você está trabalhando com objetos, com coisas. Eles não podem dizer sim, não podem dizer não. Tudo que você quiser fazer com eles, você pode fazer, mas não com um homem. É sua culpa que você ainda não tenha amadurecido o suficiente para compreender que com seres humanos, se você quer um relacionamento amoroso, então você deve esquecer todo o poder político. Você pode ser apenas um amigo, nem tentar dominar o outro nem ser dominado pelo outro. Isso só é possível se você tiver uma certa meditatividade em sua vida. Do contrário, isso não é possível.
Amar um ser humano é uma das coisas mais difíceis do mundo porque no momento em que você começa a demonstrar seu amor, o outro começa a se mover numa viagem de poder. Ele sabe que você é dependente dele ou dela. Você pode ser escravizado psicologicamente e espiritualmente e ninguém quer ser um escravo. Mas todas os seus relacionamentos humanos se transformam em escravidão.
Nenhuma estátua fará de você um escravo. Pelo contrário, a estátua lhe torna um mestre artesão, faz de você um criador, um artista. Não há nenhum conflito. O verdadeiro teste de amor é com seres humanos.
Um homem é realmente inteligente se ele puder fazer um relacionamento humano funcionar suavemente. Precisa de grande insight. Criar uma estátua ou fazer uma bela pintura é uma coisa – essas pinturas não dirão, “Não quero ser posta nesse canto da tela, eu simplesmente recuso!” Onde quer que você a queira, a pintura está disponível. Mas isso não é tão fácil com seres humanos.
Todo ser humano tem o direito nato de não ser dominado por ninguém – como também um dever nato de não tentar dominar ninguém. E só então, amizade pode florescer.
Amor necessita de uma visão clara. Amor necessita de uma limpeza de todo tipo de coisas feias que estão na sua mente: ciúmes, raiva, o desejo de dominar.
(…)
“Minha sugestão para você é: medite. Torne-se cada vez mais silencioso, quieto, calmo. Deixe que uma serenidade surja em você. Isso irá lhe ajudar de mil e uma maneiras… não somente no amor, isso também lhe ajudará a criar uma bela escultura. Porque um homem que não pode amar seres humanos – como ele pode criar? Um coração sem amor não pode ser autenticamente criativo. Ele pode iniciar, mas não pode criar.
Toda criação procede do amor, do entendimento, do silêncio.”
 
Osho, Extraído de: Sermons in Stones

0 comentários:

Postar um comentário