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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Objetivos do plano de aula

v      Identificar as fases de desenvolvimento de todo o ciclo de vida das árvores
v      Reconhecer a importância do ciclo de vida das árvores para/com a nossa vida
v      Perceber a co-relação do ciclo das árvores com o ciclo do ser Humano
v      Ampliar o vocabulário e raciocínio do educando e do educador


Metodologia
A metodologia educacional deste projeto é estruturada em aulas expositivas, atividades em grupos de arte, onde todos são agentes de aprendizagem. Promovemos o trabalho em equipe e permitimos vivências que possibilitem diferentes soluções trazidas pelos alunos, estimulando a criatividade em situações diversas. Proporcionando o aluno: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser.
*Antes de iniciar as atividades levantaremos um questionamento em relação o que a turma sabe sobre o ciclo de vida das árvores. Obs.: Os expositores levaram uma muda de árvore para demonstração e sementes para distribuição. A seguir destas considerações iremos começar com a Aula.
Introdução ao ciclo de vida das árvores: Os mais antigos e maiores seres vivos do planeta são árvores. Cada uma delas é um microssistema, em que integram inúmeras espécies animais. Apesar de passar pelos mesmos estágios de vida e morte, as árvores têm algumas características que aumentam sua expectativa de vida. Uma delas é o crescimento modular – mecanismo que substitui tecidos danificados por outros sem prejudicar o conjunto.
1. Para iniciar a classe deve estar exposta em circulo, possibilitando que todos possam se ver. Serão feitas atividades lúdicas e teatrais para explicar o processo de germinação de acordo com o conhecimento já adquirido pelo aluno. Após essa iniciação os expositores do tema irão explicar com base a dinâmica elaborada, o principio da semente: A tenra infância - A semente possui uma casca protetora e uma reserva de nutrientes para alimentar o embrião ate que a planta ganhe folha. Para que a germinação ocorra, a semente absorve água e o embrião aumenta de tamanho ate romper a casca. Com poucos ias de vida, o arvore-bebê, já tem o essencial para sobreviver: uma raiz, que suga do solo água e sais minerais; o xilema, conjunto de vasos que levam a solução às folhas, responsáveis por fabricar alimento para as outras partes da árvore; e o floema, tecido que distribui os nutrientes das folhas para o resto da planta. Durante essa explicação, os expositores vão escrever no quadro as palavras “xilema” e o “floema” por questões de vocabulário. Depois os expositores vão aproximar a muda de árvore em direção os alunos para promover a ilustração física do conteúdo da aula. * Autoconfiança Reflexão do Educador Expositor: No esforço para praticar o autoconhecimento, mesmo sendo uma postura teatral lúdica, o aluno ganha muito mais que autoconfiança. Ele ganha a liberdade; o ajudando a influenciar pessoas de forma positiva e torná-las suas amigas com suas atitudes e competências. A demonstração viva do conteúdo da aula torna mais palpável o raciocínio do educando perante o tema. Esta etapa visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. - A arte é necessária, é uma linguagem que mostra o que há de mais natural no homem; através da qual é possível verificar, até mesmo, que o homem pré-histórico e o pós-moderno não estão distantes um do outro quanto o tempo nos leva a imaginar. A arte é baseada numa noção intuitiva que forma nossa consciência. Não precisa de um tradutor, de um intérprete. Isso é muito diferente das línguas faladas, porque você não entenderia o italiano falado há quinhentos anos, mas uma obra renascentista não precisa de tradutor. Ela se transmite diretamente. E essa capacidade da arte de ser uma linguagem da humanidade é uma coisa extraordinária.
(OSTROWER, 1983)
2. Após as atividades criaremos uma discussão sobre como eles realizaram as dramatizações teatrais. Em paralelo a essa atitude, será proposta uma segunda dinâmica; Baseada na próxima etapa do processo: A adolescente a toda - A arvore jovem espicha tanto para cima quanto para baixo. Na ponta do caule e da raiz fica o meristema, tecido que promove o crescimento diferentemente do que ocorre com os outros vegetais, o caule da árvore também engrossa: o tecido chamado de câmbio cria novas células e engorda a planta. Durante essa explicação, os expositores vão escrever no quadro as palavras “meristema” e o “câmbio” por questões de vocabulário. Os alunos desenharão o seu ponto de vista da árvore jovem, denominando suas partes de acordo com o modelo da planta a seguir: A criatividade do trabalho com desenho torna o aluno na adversidade mais focado no conteúdo programático, equilibrado emocionalmente nas suas emoções dentro de sala de aula, comunicativo sobre os assuntos, flexível a debates, responsável com as tarefas, motivado perante as atividades e positivo as mudanças. O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida do aluno, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia. O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento do estudante, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança. O aluno ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. É de ressaltar que o professor deve oferecer para seu aluno a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento de seu aluno, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados, permitindo a exploração de novos conhecimentos. Partindo do pressuposto de que não são oferecidos tais suportes, a tendência é que o aluno bloqueie sua criatividade, visto que não lhe foram oferecidas tais condições. A importância de valorizar o desenho desde o início da vida da criança se dá pelo fato da necessidade que o universo da imaginação infantil tem em ser estimulada, desafiada, confrontada de forma que venha enriquecer as próprias experiências do estudante. Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional. Enquanto mediador do conhecimento, o professor é essencial para incentivar o aluno, seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo.

3. Um aluno desenha no quadro uma flor, após esta parte, os expositores explicam: A vida em flor – Nas espécies chamadas gimnospermas como pinheiros e cipreste, as flores não tem pétalas: os órgãos reprodutores ficam descobertos. Já nas angiospermas – o ipê e a paineira, por exemplo -, as flores coloridas atraem insetos que levam o pólen até o óvulo da flor, fecundando-o. Há ainda espécies cujas pétalas mudam de cor para avisar que o óvulo já foi fertilizado. Durante essa explicação, os expositores vão escrever no quadro as palavras “gimnospermas” e o “angiospermas” por questões de vocabulário. Em seguida, os expositores dividirão os alunos em dois grupos e irão perguntar a eles o seguinte: “Se existisse um estilo musical para representar o processo de reprodução das árvores, qual estilo seria? E por quê?” Após a definição do estilo, será proposto que os alunos dancem o mesmo. Esta fase analisa a importância da dança como um conteúdo a ser trabalhado no contexto escolar. Parte do pressuposto de que a expressão corporal é uma linguagem, uma forma de diálogo do indivíduo com os outros, as coisas e o mundo. Ou seja, integra a própria constituição do sujeito. Considerando que a escola atua sobre a educação dos corpos, a dança se constitui em um espaço privilegiado para a educação da sensibilidade, da criatividade e da expressividade, entendida aqui, não como algo inerente aos sujeitos, mas como gestualidade construída.
4. Após a proposta de dança, os expositores explicarão: A idade adulta da árvore - A árvore torna-se madura quando está pronta para se reproduzir. Minerais e açucares são usados para desenvolver flores - onde a fertilização dos óvulos gera sementes até que germinem. Uma árvore como a teca floresce em apenas três semanas; o carvalho demora mais de 40 anos. Após essa explicação, os expositores vão perguntar para os alunos se existe alguma palavra dessa mesma explicação que eles queiram que seja escrita no quadro junto a outras já escritas. Ainda com a turma dividida, os expositores entregarão uma citação famosa sobre a árvore para cada grupo. Exemplo: Grupo “A” - A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira. Autor: Provérbio árabe/Grupo “B” - Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come. Autor: Greenpeace. Estas citações serão debatidas entre os grupos. Os educadores devem analisar bem a postura dos alunos durante o debate, simplesmente mediando opiniões e guiando os alunos a uma linha lógica de raciocínio de acordo com o tema proposto em aula.
5. Os educadores irão escrever no quadro informações adicionais e referências e se possível após as escrito, explica-las devidamente. *Exemplo de explicação adicional: O tronco tem duas seções: uma viva e outra morta. A primeira se concentra nas camadas externas, onde ficam os tecidos que transportam nutrientes e fazem a árvore engordar. A segunda (o cerne) fica no miolo e é esse tecido morto que constitui a madeira sólida – que alimenta o consumo anual de 2,3 bilhões de metros cúbico pela indústria madeireira, equivalente à derrubada de mais de 1 bilhão de árvores. Agora os alunos serão chamados a atenção as letras destacadas ao decorrer da aula (vocabulário), tendo que procurar seu significados individualmente nos seus respectivos dicionários, no fim de tal fase os mesmos lerão juntos os significados. Os alunos serão separados em duplas ou em trios para elaborarem um resumo livre sobre a aula que será entregue no próximo encontro.

6. Para o final da proposta pedagógica serão distribuídas imagens de pinturas e esculturas sobre o tema árvore; e será entregue a cada um dos alunos uma quantidade pré-estipulada de argila. Sem nenhuma ferramenta disponível ou material de apoio (apenas o papelão, para servir de suporte). A atividade proposta será estipulada em 20 minutos para que realize a sua produção, devido ao prazo possível para a aula. Texto complementar para fechamento da aula: - Na velhice vegetal, o crescimento diminui, os processos de regeneração são cada vez mais lentos e as raízes não conseguem mais retirar do solo água e sais minerais em quantidade suficiente. No tronco, os vasos que conduzem nutrientes param de funcionar. As folhas caem, os galhos perdem o viço, a casca se desprende e o tronco pode tombar. E o fim da vida. Esta atividade foi planejada a partir do nosso conhecimento prévio da pouca informação ou prática dos professores neste tema. Nosso principal objetivo era que pudessem perceber como a dificuldade durante o processo criador pode aumentar sensivelmente a partir da falta de parâmetros que delimitem o trabalho, principalmente no caso de pessoas despreparadas, sem prática. *O objetivo era fazer com que os alunos pudessem perceber o quanto é importante que seja feito pelo professor um planejamento a longo prazo, com atividades que priorizem capacidades isoladamente. Estas atividades não são propostas ao acaso, possuem uma sincronia e se completam, deixando o aluno cada vez mais em condições de lidar com um processo de criação mais livre.
“E para os verdadeiros educadores da atualidade eu digo: - Um professor nesses novos tempos não é um protetor, e sim um guia que ajuda as pessoas com as suas dificuldades, motivando-os a sempre acertar!”
Gabriel C. Brandão.

Objetivos da Metodologia
 Criar melhores condições pedagógicas verdadeiramente dinâmicas e construtivistas.
 Construir o seu conhecimento em função de suas experiências interpessoais.
 Propiciar conhecimento sobre várias áreas levando os alunos para atuarem na própria comunidade.
 Estimular Debates sobre o tema, para averiguação das lideranças em sala de aula.
 Preparar intelectualmente e moralmente os alunos na adequação individual ao meio social;
Observação e análise da aula
 Analisar, ao longo da aula, características de uma didática metodológica diferenciada, destacando as implicações das dinâmicas transpessoais para a aprendizagem do aluno.
 Possui um olhar holístico que tem como propósito defender a liberdade da identidade cultural, a liberdade do sincretismo cultural, a liberdade do sincretismo religioso, a liberdade da diversidade cultural e a liberdade do relativismo cultural..


Recursos

 Revistas e jornais
 Dicionários
 Lápis de colorir
 Massa de Modelar (antialérgica)
 Muda de árvore
 Sementes
Avaliação
Como critérios serão considerados os índices de desenvolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades de expressão oral e suas atitudes de reconhecimento do tema proposto.
*O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem. Ela se realiza através de um ato rigoroso e diagnóstico e reorientação da aprendizagem tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis, frente aos objetivos que se tenha à frente. E, assim sendo, a avaliação exige um ritual de procedimentos, que inclui desde o estabelecimento de momentos no tempo, construção, aplicação e contestação dos resultados expressos nos instrumentos; devolução e reorientação das aprendizagens ainda não efetuadas. Para tanto, podemos nos servir de todos os instrumentos técnicos hoje disponíveis, contanto que a leitura e interpretação dos dados seja feita sob a ótica da avaliação, que é de diagnóstico e não de classificação. O que, de fato, distingue o ato de examinar e o ato de avaliar não são os instrumentos utilizados para a coleta de dados, mas sim o olhar que se tenha sobre os dados obtidos: o exame classifica e seleciona, a avaliação diagnostica e inclui. *Para um acompanhamento individualizado dos estudantes, teríamos que ter outras condições materiais de ensino no Brasil. Todavia, importa ter claro que a prática da avaliação funciona tanto com o ensino individualizado como com o ensino coletivo. Avaliação não é sinônimo de ensino individualizado, mas sim de um rigoroso acompanhamento e reorientação das atividades tendo em vista resultados bem-sucedidos.
*A correção imediata do vocabulário também é uma forma de avaliar o desempenho dos alunos durante o desenvolvimento individual e em grupo do conteúdo proposto. O comprimento das tarefas e verificação dos objetivos propostos também corroboram com a mesma idéia.



A Pedagogia Transpessoal

v      Nome da Tendência Pedagógica: Pedagogia bio-psico-sócio-espiritual ou Pedagogia Transpessoal.
                                                                                                                                                                 
v      Papel da Escola: O holismo vê o ser humano como uma estrutura bio-psico-sócio-espiritual. Os problemas orgânicos nada mais são do que uma conseqüência do todo. Não podemos continuar entendendo o ser humano do ponto de vista puramente mecanicista, pois esta abordagem limita os métodos de intervenção para se obter a educação. Esse método acha que somente atuando sobre a matéria se poderá resolver um problema orgânico. Mas se o homem é um ser bio-psico-sócio-espiritual, o mais lógico é que se tente abordá-lo por todos os aspectos. E porque não? Por puro preconceito, enquanto se deixa muitas pessoas sofrendo ou até morrendo para se defender uma visão “científica” que se aprendeu na faculdade e que nunca se questionou. Hoje sabemos que toda a matéria é a energia, e nós humanos também o somos. A pedagogia transpessoal depende também essencialmente do comportamento dos adultos. Adultos que em seu cotidiano não cultivam os valores superiores da humanidade, são incapazes de transmiti-los às crianças. Eis a razão da importância da educação transpessoal dos adultos, sobretudo dos pais.

v      Conteúdos: São conhecimentos atribuídos pelos temas geradores e valores acumulados através das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.
                                                                                                                                                  
v      Métodos: Grupo de discussão, Competições saudáveis, teatro, dança pintura/desenho, literatura, música, escultura, cinema, métodos de solução de problemas, pesquisas, Exposição, Demonstração verbal e/ou por meio de experiências.

v      Professor x aluno: O professor deve ser o auxiliador no desenvolvimento livre da criança, mas sua autoridade pode ser contestável; mesmo contestável deve ser também respeitada com uma atitude receptiva do aluno.
                                                                                                                                          
v      Aprendizagem: Resolução de problemas com base que o aluno seje um ser bio-psico-sócio-espiritual.

v      Missão: A missão da pedagogia bio-psico-sócio-espiritual será despertar a Escolática Aristotélica de acordo com as quatro causas. Para Aristóteles, existem quatro causas implicadas na existência de algo: 1. A causa material (aquilo do qual é feita alguma coisa, a argila, por exemplo); 2. A causa formal (a coisa em si, como um vaso de argila);3. A causa eficiente (aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge, como as mãos de quem trabalha a argila);4. A causa final (aquilo para o qual a coisa é feita, cite-se portar arranjos para enfeitar um ambiente).*A teoria aristotélica sobre as causas estende-se sobre toda a Natureza, que é como um artista que age no interior das coisas.
                                                                                                                                                                      
v      Mensagem: Logo a mensagem da educação transpessoal estuda a aplicação dos fenômenos transpessoais na educação e na pedagogia, resultando numa ampliação da consciência dos estudos do ser humano. Na educação, todos os métodos de indução do transpessoal têm suas aplicações imediatas essenciais. No caso da educação de adultos, é necessário desenvolver métodos de sensibilização à dimensão transpessoal, destinando-se a todos aqueles que, antes de se engajar em um caminho, precisam se informar melhor sobre ele e se convencer, por meio de experiências holísticas, da sua própria realidade.
                                                                                                                                                                        
v      Visão: Ser a tendência pedagógica referência nacional e internacional na educação.

v      Ideologia: Romper os paradigmas de exclusão pedagógica.
                                                                                                                                                                   
v      Entusiastas: Aristotélēs, Piaget, Abraham Maslow, Gabriel Brandão e Thiago Lopes.





“Diante de mim estavam dois caminhos.
Eu escolhi o que era menos trilhado,
E isso fez toda a diferença.”

(Robert Frost)



 Através desta tendência pedagógica, é possível trabalhar uma discussão com conceitos inovadores. Praticar pedagogia transpessoal requer muita dedicação e planejamento para se trabalhar pontos em que o educador se colocará no lugar no lugar do aluno, e procurará os pontos de melhor receptividade, entendimento e compreensão.

            Este aprendizado, tem por finalidade promover uma reflexão com relação a  percepção dos conhecimentos que surgem ao educador e ao aluno.
Quando se trabalha com esta tendência pedagógica, também conhecida como pedagogia bio-psico-sócio-espiritual ou pedagogia transpessoal, não podemos continuar entendendo o ser humano do ponto de vista puramente mecanicista, pois esta abordagem limita os métodos de intervenção para se obter a educação. Esse método acha que somente atuando sobre a matéria se poderá resolver um problema orgânico. Mas se o homem é um ser bio-psico-sócio-espiritual, o mais lógico é que se tente abordá-lo por todos os aspectos.
            A pedagogia transpessoal depende também do comportamento dos adultos, que em seu cotidiano não cultivam os valores superiores da humanidade, são incapazes de transmiti-los às crianças. Eis a razão da importância da educação transpessoal dos adultos, sobretudo dos pais. O ciclo de vida das árvores dá uma estrutura-base ao plano de aula proposto, através de um passo-a-passo da vida das árvores, e em cada fase, por meio de debates, exposições, competições saudáveis, musica, dança, teatro e demonstrações verbais de experiência.
            Por fim, a missão da pedagogia transpessoal tem como objetivo despertar mudanças de conceitos de pensamento, revolucionando a transpessoalidade do ser humano. Na educação, todos os métodos de indução do transpessoal têm suas aplicações imediatas essenciais. Na educação de adultos, é preciso criar métodos de sensibilização à dimensão transpessoal, e também precisam se informar melhor sobre ele e se convencer, por meio de experiências holísticas, da sua própria realidade. 


Uma publicação com os créditos participativos e ideológicos a meu amigo e irmão de projetos de vida Grabriel Brandão.

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