Encontre aqui

Pages

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Calendário Lunar

Nasce entre os povos de vida nômade ou pastoril. Baseado nas fases da Lua, o dia começa com o pôr-do-sol. Grupos religiosos declararam que o mês começou quando eles avistaram o primeiro crescente no leste (período sinódico) e determinaram o primeiro dia do mês.
O ano é composto de 12 lunações de 29 dias e 12 horas (ou seja, meses de 29 a 30 dias intercalados), num total de 354 ou 355 dias. A defasagem de 11 dias em relação ao ano solar (365 dias) é corrigida pela inclusão de um mês extra periodicamente. Para que os meses compreendam números inteiros de dias, adota-se o emprego de meses alternados de 29 e 30 dias.
Hoje em dia, a lua como marcação de tempo é basicamente usada para reviver as festejos religiosos:

● O primeiro dia do calendário judaico (Rosh Hashana) cai na primeira lua cheia após o equinócio de setembro.
● A Páscoa dos católicos cai no primeiro domingo depois do equinócio da primavera (hemisfério norte).
● A civilização dos incas trabalhou com calendário sideral.
● Na Índia, os primeiros calendários dão maior importância aos movimentos da lua através das estrelas (período sideral) dando ao mês 27 ou 28 dias.
● Os Maias tiveram o único calendário não lunar do mundo.
A maioria das culturas achou dificil de aceitar por causa da época da plantação. Os antigos astrônomos observaram períodos de plantio e colheita. Para corrigir isto, os antigos astrônomos gastaram anos para achar algo que desse certo: a adição de um ano bissexto. Fevereiro com 29 dias a cada 4 anos, faz o calendário ocidental. Isto sincroniza mais com o período orbital da terra. O calendário maometano, o único calendário lunar ainda em uso hoje.

0 comentários:

Postar um comentário